sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL!!!

Sabendo que  nesses dias, apesar de ser festa para muitos, é quando outros aproveitam o descanso para colocar a leitura em dia, resolvi citar três livros que lembram o Carnaval, só pra não sair do clima :

1 - País do Carnaval,  - Esse primeiro livro de Jorge Amado, não é sobre o carnaval, apesar do título  Na verdade a história começa e termina no carnaval, mas é muito mais um mergulho na alma do brasileiro, em especial do baiano, feita por um brasileiro que, depois de passar um tempo fora  retorna ao país,  mas não consegue se identificar com as pessoas. 

2 - A morte da porta-estandarte e outras histórias, de Anibal Machado - Nesse livro de contos, considerado um clássico da literatura brasileira, essa é a história de uma porta-bandeira encontrada morta em pleno carnaval.

3 - O carnaval dos animais, de Moacyr Scliar -  Esse também é um livro de contos, o segundo da carreira do autor, que também não é sobre carnaval, apesar do título. Muitos dos contos podem ser encontrados em outras coletâneas, feitas mais recentemente.  Com seu estilo peculiar, Scliar nos fala das pessoas, do mundo, em especial de Porto Alegre.

Bom carnaval !!

Um comentário: