segunda-feira, 5 de março de 2012

PRAGA, UM CONTO DE FADAS

Porque será que todos se apaixonam por Praga?  Porque ela é linda, deliciosa e cativante.


Os praguenses, que o folclore diz serem mal humorados, são encantadores, adoram os brasileiros e tem muito boa vontade com todos os turistas.  Como a lingua é muito difícil, todos falam inglês bem e todas as informações vem nos dois idiomas.  Além disso sempre tentam entender (e falar) outras línguas.  Não tivemos a menor dificuldade de comunicação em nenhum lugar da República Tcheca.

A moeda também é um desafio (a coroa tcheca), mas aí também tudo é facilitado.  O euro é aceito em todos os locais.
Começamos nossa visita pelo Castelo de Praga, o maior do mundo.  Como chegamos cedo, tivemos a oportunidade de ver depois a troca da guarda, que acontece ao meio-dias, uma cerimônia bastante impressionante, assim como todo o complexo do Castelo.  Tudo é bonito e  preservado. 

Dali seguimos pelas ladeiras e ruelas do centro a pé, perambulando pelos belos recantos de Praga.  A famosa Ponte Carlos é tão linda quanto dizem, cheia de obras de arte e é uma atração a parte, onde se apresentam músicos e muitos outros artistas. O entardecer dali, olhando o rio,  é algo inesquecível. 

Aproveitamos para comprar os produtos típicos como  os lindos cristais da Boêmia, marionetes e .imagens do Menino Jesus de Praga  de todos os tamanhos e preços.


Depois de tanta andança, paradinha para repor as energias, enquanto esperávamos dar meio-dia no Relógio Astronômico para ver a procissão de imagens de apóstolos na Torre (repetida a cada hora cheia).  Você pode escolher o vinho quente (nas inúmeras barracas que vendem o vinho tem também o milho quente para acompanhar) , a típica cerveja pilsen da Boêmia, ou, se for mais corajoso, o Absinto (a "fada verde", bebida proibida por muito tempo em vários países por seu alto teor alcoolico). 


A comida aqui também é barata e os doces são incríveis (o mais comum é o canudinho de massa, com açúcar e canela, chamado "Ceske Trdlo", vendido em muitas barraquinhas nas ruas). Quando entrar em um restaurante ou café, aproveite para ir ao banheiro, que aqui, como em quase todas as cidades da Europa, custa 50 centavos de euro, pagos mesmo se você for cliente.

Restabelecidos, seguimos para mais andança, agora passando pelas Igrejas do Menino Jesus de Praga e NSra. de Tyn.  Se você quiser pode terminar o dia com uma massagem Thay, disponível em dezenas de lojinhas pelo centro da cidade.

Depois disso tudo, você nem vai precisar de absinto para dormir e sonhar com castelos, príncipes e princesas....

Eu garanto !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário