segunda-feira, 26 de março de 2012

VENEZA INESQUECÍVEL


Por mais que você, como eu,  já tenha visto centenas de fotos de Veneza, é impossível não ficar encantado com ela.



É uma cidade única, acho que não existe nada igual no mundo.  Quando, a bordo do vaporetto (o ônibus aquático)  você começa a vislumbrar a silhueta da cidade, esse encantamento só faz crescer.  No Gran Canal, quando você saltar, bata muitas fotos e caminhe até a Piaza de San Marcos, aprecie a Basílica, cada construção, cada Palácio (principalmente o dos Dodges) , cada obra de arte. 


E você não perde por esperar. É  mais bonita ainda caminhando por todos os recantos. A cada ruazinha que você entra, uma paisagem nova, linda, diferente, surpreendente. De repente você entra em uma e dá de cara com as gôndolas, em outra com a Ponte dos Suspiros, em outra com um prédiozinho inacreditável.

Ande sem rumo, entre nas lojinhas de souvenirs, veja (e compre) as máscaras, verdadeiras obras de arte, camisetas, chaveiros de gôndolas.  Tudo por um precinho bem bacana!

Deu fome?  Não perca tempo :  entre em alguma loja de pizzas e escolha um pedaço.  Vem quentinha e deliciosa!   A sobremesa ?  Canoles, com certeza, um dos doces típicos italianos. Tudo com aquele atendimento carinhoso !


Veneza está sempre repleta de turistas (principalmente no Carnaval, que dura uns 10 dias, quando as máscaras chegam ao auge de sua beleza, possibilitando fotos magníficas). 

Só que esse Patrimônio da Humanidade está afundando!!! Os estudos dizem que 0,4 milímetros ao ano, situação agravada pelo aquecimento global, que está fazendo subir as marés.  Existem diversos projetos, e uma grande obra já está sendo iniciada,  para tentar conter esse desastre. Tomara que funcione!

Buon Viaggio!!


Lembrete  :  Em algumas cidades italianas, existe agora um imposto turístico municipal (por dia/pessoa nos hotéis). Essa  taxa varia de cidade para cidade e de acordo com a quantidade de estrelas do hotel, mas é algo que pode chegar a um euro para cada estrela, por cada dia e pessoa   (por exemplo : 2 pessoas x 2 dias x 3 euros cada  = 12 euros pagos em dinheiro na hora do check-in no hotel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário