segunda-feira, 9 de abril de 2012

A ETERNA ROMA


Dizem que seria preciso toda uma vida para conhecer Roma!  Então como é que eu poderia então ter a pretensão de resumi-la em algumas linhas? Impossível!


Por mais que se fale de Roma, nada se compara à grandiosidade dessa cidade. Nunca estamos preparados para o delírio que ela nos proporciona.


Mais uma vez,  a mesma impressão que tive em Florença : em qualquer outro lugar essas obras de arte estariam dentro de uma redoma e aqui estão a disposição de todos, totalmente acessivel para o povo.


Já os romanos são um povo a parte: apesar da delicadeza não ser o forte deles, logo que você entra no mesmo tom, vai  descobrir um anfitrião hospitaleiro e muitíssimo bem humorado.  Aliás, de todos os europeus que conheci, os romanos me parecem os mais parecidos com os brasileiros em muitos aspectos.



O transito é uma loucura e ainda bem que a maioria dos passeios é feita a pé. 

Começamos pela parte mais antiga da cidade, Forum Romano, Piazza del Campidoglio, Basílica de San Giovanni, Il Vittoriano. Quando passamos em frente Coliseu, senti aquele frio na espinha ao ver de perto o que tantas vezes tinha olhado em fotos.  É monumental e intimidador!!! Infelizmente não pudemos entrar porque, pela primeira vez em dezenas de anos, estava fechado a visitação devido a neve.


Depois fomos às fontes.  São tantas e cada uma mais linda que a outra.  A monumental Fontana Di Trevi é algo que não dá pra descrever :  a sua enormidade é de impactante!



O Vaticano me impressionou tanto que vou fazer um  o post só para ele, na próxima semana.  

Tínhamos saboreado um  café da manhã maravilhoso,  com mocaccino, corneto (uma espécie de croissant) e queijos incriíveis, então almoçamos tarde. A quantidade de opções de refeições boas e baratas deixa você sem saber o que escolher. Acabamos optando por uma típica cantina italiana.  Pedimos lasanha e vinho. Simples e deliciosa como só a comida italiana sabe ser. De sobremesa um autêntico tiramizu, é claro.   De lamber os beiços!!!

Arrivederci !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário