segunda-feira, 2 de abril de 2012

FLORENÇA, CAPITAL DO RENASCIMENTO


Florença, ou Firenze, como é chamada aqui, é a capital da Toscana, e foi  uma das cidades que mais me impressionou  pela quantidade de obras de arte.  Não é a toa que ela é chamada de berço da arte renascentista.

Andar por suas ruas faz com que você se sinta passeando por um museu, só que  à ceu aberto.  Me fez pensar que a Arte deveria ser assim, estar ao alcance de todos, todo o tempo.  Você não deveria precisar ir a museus, nem pagar para apreciá-la.  E isso acontece em Florença : a cada quadra, enorme  esculturas majestosas estão alí, ao alcance de suas mãos.


O famoso Davi de Michelangelo, apesar de não ter o original  em praça pública, por motivos de preservação (o original está na Galleria della Academia) tem uma réplica praticamente idêntica em frente ao Pallazzo Vechio, sede da Prefeitura, bem, em frente a Piazza della Signoria.  Alí em frente fica a Loggia dei Lanzi. uma inacreditável coleção de esculturas.
Começamos o passeio (aqui você pode caminhar tranquilo, já que em quase toda a área turística os carros são proibidos, porque todo o Centro Histórico é patrimônio da Unesco)  pela Igreja Santa Croce, Palazzo Strozzi (seu pátio é algo para não esquecer), seguimos pela Basílica de Santa Maria del Fiori, vimos o Duomo e o Batistério. 

Mais a frente fica o Mercado del Porcellino (Javali), onde existem muitas barracas vendendo artesanato e souvenirs.Veja os objetos de couro e os bonecos, e em especial tudo o que diz respeito ao Pinocchio, afinal aqui, além de ser a terra de tantos gênios como Dante, Modigliani e tantos outros, é também a terra do Pinocchio !

.


Na hora do almoço, você vai se deliciar.  Afinal você está na Toscana, famosa por sua culinária.  Eu optei por um tortellini à carbonara, acompanhado de um vinho local.   Pra arrematar, um capuccino.

Depois nada melhor do que um delicioso torrone, que aqui você encontra em todos os lugares, de todos os tipos e sabores, alguns inacreditáveis de tão macios. Fui me deliciando com ele, até a  Ponte Vechia onde parei para apreciar o entardecer, num

Dolce far niente..




Nenhum comentário:

Postar um comentário