segunda-feira, 30 de julho de 2012

OS VÁRIOS BRASIS - PARTE V


Finalmente chegamos à Região Sul, a menor do país, formada por apenas três estados. É também a que mais características estrangeiras possui, já que foi basicamente formada por imigrantes, em especial alemães, holandeses, poloneses, ucranianos, japoneses e italianos.  Essa imigração concentrada se deveu principalmente às características climáticas, já que é  a parte do Brasil que tem temperaturas mais baixas.





Essa cultura riquíssima, possibilita que em algumas cidades a gente se sinta na Europa, principalmente em Santa Catarina e Paraná.  Já o Rio Grande do Sul recebeu fortes influências do Uruguai e Argentina, com quem faz fronteiras.  Visitar as cidades do Sul do Brasil é como fazer uma viagem pelo mundo sem sair do Brasil.


Essas influências se fazem sentir de forma mais marcante na culinária.  Enquanto o gaúcho tem especial predileção pelo churrasco e pelo chimarrão,  os catarinenses pela gastronomia alemã e de frutos do mar, o paranaense tem excelentes opções de comida italiana e japonesa.


Além da pecuária e agricultura, o turismo é uma das atividades principais da região, formada por belas cidades com características próprias e diferenciadas. 


No Paraná, além de Curitiba, as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argentina,  são uma atração imperdível.


No Rio Grande do Sul, o principal atrativo é a vinicultura, em Bento Gonçalves, além das cidades serranas como Gramado e Canela.


Santa Catarina tem as cidades tipicamente européias, como Blumenau e Joinville, e um litoral maravilhoso,  como Florianópolis e Camboriú.

Aproveite cada pedacinho !

Fotos : Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário