segunda-feira, 17 de abril de 2017

ANDALUZIA & MARROCOS - Fez

 

A mais antiga das cidades imperiais e dona da primeira universidade do mundo, Fez  é o centro nevrálgico de Marrocos. 




 

A sua medina (cidade velha) é a maior cidade medieval islâmica do mundo. 


Por mais que tenhamos lido e ouvido falar dela, nada se compara ao que vamos encontrar perambulando e perdendo-nos naquelas ruelas e becos estreitos.     


  

E os sabores e cores que nos invadem a cada esquina, a cada ruela, são sensações que traremos para sempre em nossas lembranças.


Distribuídos dentro desse enorme labirinto, o colorido das peças e trajes. Interessante é que os femininos são bordados, com esmero, por homens.

  

Já a extração do argan para a fabricação do famoso óleo, é realizada por mulheres, diferente dos cortumes de couro, 


que utilizam um processo ecológico, com fezes de pombos e que não apesar de não levar produtos químicos, 

  

nos pareceu algo totalmente insalubre, a nível das condições dos trabalhadores, . É muito impressionante!



Fes, é uma cidade inesquecível, com seus contrastes e beleza, tão crua,  mas paradoxalmente tão requintada ao mesmo tempo.



Também é uma das cidades imperiais do Marrocos, da qual nem ouvimos falar tanto, mas que permanece no nosso imaginário como local de gravação de novelas famosas e filmes.



Considerada como a capital religiosa e cultural do país, sua medina conserva suas muralhas inacreditavelmente intactas, 

    

com portas de diferentes aspectos e detalhes ,


que apesar da simplicidade  de algumas, podem levar a verdadeiros palácios internos.



A gastronomia é um capítulo a parte no Marrocos. 

Desde o suco de laranja, passando pelas azeitonas, os pães, até o chá de menta final, você vai se fartar com tanta variedade. 

O Marrocos é um grande produtor de cana de açúcar e isso parece acabar se refletindo na comida. Os torrones, por exemplo, apesar de deliciosos, são muito doces, bem como o chá de menta (aconselho a pedi-lo sem açúcar) .

Há restaurantes sofisticadíssimos, com autêntica comida marroquina, e shows de música e dança. 

Apesar dos islâmicos não beberem álcool, e não trabalharem na indústria vinícola, os trabalhadores europeus, produzem no Marrocos um vinho de ótima qualidade, que é servido em muitos restaurantes e hotéis.


A cidade é dividida em três partes: a antiga, a nova, e uma parte novíssima, com características francesas.



Experimente cumprimentar as pessoas com um Salaam Aleikum, que é uma forma cordial de dizer “Que a paz esteja sobre vós”.  Você receberá como resposta um Alaikum As-Salaam (“E sobre vós a paz também”), com um grande sorriso. 


A outra palavra legal e muito fácil de falar, para nós é Shukram, que quer dizer "Obrigado".

                 

No entanto, uma das coisas que mais nos impressionou em Fez, foi ouvir a chamada para as orações (o Adham). Esse chamamento é feito pelos "muezzin", que é o homem encarregado, em cada mesquita, de anunciar a hora das orações. 

Cinco vezes por dia (antes do sol nascer, ao meio-dia, a tarde antes e depois do por do sol,  e a noite) ouve-se chamar os fiéis para a reza,  a partir dos minaretes das mesquitas.

Como todas elas fazem o chamado na mesma hora, as vozes ecoam por toda a cidade.  A gravação que fizemos não ficou boa, mas copio aqui essa, bem melhor, que encontrei no youtube, e que dá pra vocês terem uma ideia de como é essa sensação.







Salaam Aleikum












  




























Nenhum comentário:

Postar um comentário