segunda-feira, 12 de junho de 2017

FESTAS JUNINAS & SIMPATIAS



As festas juninas no Brasil são uma tradição que, apesar de andar meio esquecida, ainda é muito importante em cidades menores.  As comemorações tem esse nome por acontecerem no mês de junho mas, muitas dessas festas continuam pelo meses seguintes.



Consequência de tradições de muitos povos diferentes, tem uma origem mais forte em Portugal. Todas as festas desse mês são dedicadas a santos da Igreja Católica (Santo Antonio, São João e São Pedro) muito populares por lá. 

Nessa época também é que se faz as famosas "simpatias", principalmente pelas mocinhas "casadoiras". Escolhi essas 10, que me pareceram as mais curiosas e que devem ser feitas para o dia de Santo Antonio :

1 - Escreva  o nomes de cada  candidatos  a noivo em um papelzinho. E adicione um papel em branco, por via das dúvidas. Coloque em cima de um prato com água a meia-noite do dia 12 de junho. No dia seguinte o  que estiver mais aberto indicará o escolhido.  

2 - Ainda a  meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia 13 tente decifrar o desenho que se formou : se for parecido com uma igreja, um véu ou um vestido de noiva, pode ter certeza de que o casamento está próximo.

3  – Compre uma pequena imagem de Santo Antonio e enterre de cabeça para baixo, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado (coitado!)

4 - Tire o Menino Jesus do colo do Santo Antonio, dizendo que só devolverá quando conseguir arrumar um pretendente.

5 - Amarre uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, pedindo que lhe dê um marido. Pendure a imagem de cabeça para baixo sob a sua cama e só a desvire quando alcançar o pedido.(Santo Antonio sofre!!)

6 - Aqueles que já tem namorado mas agora querem se casar com ele, deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado e colocar aos pés do santo.

7 - Já pra fazer as pazes é preciso um cravo e uma rosa, que devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual se dá 13 nós . Durante o procedimento, deve-se pedir a Santo Antônio para uni-los outra vez.

8 - Pegue 7 rosas e coloque-as em um vaso até secarem. Aí leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.

9 - Segure uma vela branca nova sobre um cópo também nunca usado. Espere a cera derreter e pingar até o fim. A primeira letra que formar será a inicial do nome do futuro marido. Também se não formar uma letra mas formar um círculo ou uma cruz, também vai ter casamento em breve.

10 - Para quem já não está preocupado com casamento, o pãozinho de Santo Antonio, que é distribuído nas igrejas no dia 13 de junho , deve ser colocado junto com os mantimentos para não faltar comida na casa.


Me garantiram que são infalíveis!!!

2 comentários:

  1. OPA!
    Se é infalível eu vou fazer as minhas com mta fé! Tô precisando encontrar um bofe gato e inteligente! HAHaHA

    Adorei as dicas. Ah, ainda vou experimentar aquela receitinha fácil de mouse de tangerina, hein. Depois eu conto se deu certo.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Ah, Ah! E capricha na mousse. Quem sabe ela ajuda!! Dizem que se pega homem é pelo estomago!! Bjs

    ResponderExcluir